Sugestões para fotografias noturnas

A noite altera até mesmo os cenários mais familiares. Isso cria uma oportunidade única para um novo conjunto de fotografias. Por isso, vista o casaco, pegue na câmara e investigue o excitante mundo da fotografia nocturna com o nosso tutorial.


Para ajudá-lo a capturar o que de melhor tem a luz nocturna, este tutorial aborda:
• Como ultrapassar os baixos níveis de iluminação
• Obter a exposição correcta
• Quando fotografar
• Sugestões de motivos fotográficos






Visão nocturna
O sensor digital da câmara tem algumas semelhanças com o olho humano. À medida que o nível de iluminação desce, é preciso que chegue mais luz ao sensor. Isso é conseguido pela definição de uma maior abertura da objectiva. O sensor é composto por milhões de receptores fotográficos ou pixels (abreviatura de elementos de imagem). O sensor pode tornar-se mais sensível à luz aumentando a definição ISO da câmara. Isso vai aumentar os sinais luminosos após estes terem sido recebidos pelos pixels.
Infelizmente, a ampliação dos sinais luminosos pode ter uma desvantagem. Os sinais de fundo indesejados são também ampliados e, acima de determinados níveis, aparecem sob a forma de “ruído” - manchas coloridas espalhadas pela imagem. As mais recentes câmaras digitais compactas da Canon dispõem do HS System, que reduz os níveis de ruído até 60%. Descubra mais acerca do HS System.
Mesmo com as elevadas definições de ISO disponíveis com o HS System, vai perceber que as velocidades do obturador são significativamente mais lentas. A utilização de um tripé ou de um sistema para fixação da câmara é a melhor opção para manter a câmara estável durante a exposição. Mas se não dispuser de nenhum destes elementos, certifique-se de que a câmara fica pousada numa superfície plana e estável, como um muro baixo, um banco ou o tejadilho do carro.


Controle do flash


Uma das maneiras mais óbvias de contornar a falta de luz é acrescentar mais. O flash electrónico está integrado na maioria das câmaras para esse fim. É útil para fotografar pessoas em interiores e exteriores, mas menos eficaz em fotografias nocturnas de carácter geral. Primeiro, porque a potência do flash é demasiado baixa para iluminar cenas de rua e vistas gerais. Segundo, o atractivo de muitas cenas nocturnas reside na iluminação existente - muitas vezes, acrescentar mais luz simplesmente estraga a atmosfera.
 

Muitas câmaras disparam automaticamente o flash por predefinição à noite. Se levar as fotografias nocturnas a sério, deve desligar o flash. As câmaras digitais compactas geralmente dispõem de uma definição “Off” (Desligar) - verifique o manual do utilizador para obter mais informações detalhadas sobre a câmara. As câmaras EOS só activam o flash automaticamente nos modos de disparo Full Auto (quadrado verde), retrato e macro – evite estes modos na fotografia nocturna.



Tempo de exposição
 

A exposição nocturna pode ser complicada.
Por vezes, há grandes áreas escuras numa cena, com poucas zonas de luz. O sistema de medição de exposição automática da câmara pode ficar confuso e produzir uma imagem demasiado clara ou demasiado escura. Isso não constitui um problema para as câmaras digitais. Pode tirar a fotografia com a exposição automática e ver a imagem no LCD. Se a exposição não for a correcta, basta aplicar a compensação da exposição e fotografar de novo.

A maioria das câmaras permite uma compensação da exposição de +2 a -2 paragens. Se a primeira imagem estiver demasiado escura, aplique +1 ou +2 paragens de compensação. Utilize -1 ou -2 paragens de compensação, se a imagem for demasiado clara. Pode experimentar com diferentes exposições até a imagem parecer ter a exposição

Zona de crepúsculo


Uma das melhores alturas para a fotografia nocturna é logo após o pôr-do-sol. Apesar de o sol já estar abaixo da linha do horizonte, ainda providencia alguma luz. Apesar de o céu poder parecer bastante escuro aos seus olhos, a câmara capta essa luz durante uma exposição longa para dar um fundo azul escuro ao motivo principal. Após o período de crepúsculo, o céu nas fotografias será preto.
Fotografar edifícios e monumentos no período do crepúsculo funciona particularmente bem. Veja como a luz altera esta imagem da Torre Eiffel.

Sequência de pôr-do-sol
Uma forma de apreciar o poder do crepúsculo é fotografar uma sequência de imagens, começando a fotografar cerca de uma hora antes do pôr-do-sol e terminando aproximadamente uma hora depois. A sequência vai ocupar cerca de duas horas do seu tempo, mas os resultados vão demonstrar como o céu muda. Procure encontrar uma cena com um motivo interessante em primeiro plano ou a meia distância. Um edifício, uma estátua ou uma formação rochosa é o ideal. Monte a câmara num tripé, para que não se mexa entre fotografias. Contudo, este aspecto não é fundamental, desde que fotografe da mesma posição em cada exposição.
É preciso um fim de tarde com um céu praticamente limpo. Tire a primeira fotografia cerca de uma hora antes do pôr-do-sol e depois dispare em intervalos de 10 a 15 minutos. Continue a disparar até cerca de uma hora depois do pôr-do-sol. Quando visualizar as imagens em sequência, verá como o céu se altera de azul para vermelho, depois para azul-escuro e finalmente para preto.

Fogo-de-artifício

Tirar boas fotografias de fogos-de-artifício pode ser difícil, por isso tome nota dos seguintes pontos


  • As câmaras PowerShotIXUS dispõem de uma definição de Fireworks (Fogo-de-artifício). Consulte o manual do utilizador para obter instruções






  • Defina a focagem da câmara para manual, se disponível, e foque o infinito






  • Seleccione o modo de disparo manual e defina a abertura para f/8. A velocidade do obturador pode ser de 1/60 de segundo (para uma câmara portátil) até 5 ou 10 segundos (para uma câmara com tripé) a ISO 400






  • Passe a câmara para o modo de filme e capture a acção enquanto esta ocorre.







  • Ruas de cidade
    As ruas de cidade assumem um aspecto completamente diferente à noite. As montras das lojas brilham, os sinais de néon adicionam cor e mesmo a iluminação normal das ruas pode dar um ar romântico aos edifícios. Se puder tirar fotografias após um aguaceiro, as estradas e os pavimentos reflectirão todas as luzes, aumentando o impacto das imagens.

    Movimento mágico


    Consegue manter a câmara estável durante exposições longas; mas e o motivo? A maioria dos motivos são estáticos – edifícios e primeiro plano, por exemplo. Os motivos em movimento serão maioritariamente veículos e pessoas. À noite, os veículos terão as luzes acesas – estas deixam atractivos rastos de luz na imagem, durante uma exposição de vários segundos.
    As pessoas que passam por uma cena nocturna irão aparecer como fantasmas alongados – poderá ver através delas, pois o segundo plano terá estado exposto durante parte da exposição.

    Entrar na Galeria
    Lá porque há menos luz, não pense que há menos oportunidades fotográficas. Pegue na câmara e experimente algumas fotografias nocturnas utilizando os conselhos deste tutorial. Depois, coloque as suas fotografias preferidas na Galeria e, no próximo mês, a sua fotografia poderá ser apresentada como uma das melhores!

    Penulis : Carolinne Goes ~ Sebuah blog yang menyediakan berbagai macam informasi

    Artikel Sugestões para fotografias noturnas ini dipublish oleh Carolinne Goes pada hari quarta-feira, 19 de outubro de 2011. Semoga artikel ini dapat bermanfaat.Terimakasih atas kunjungan Anda silahkan tinggalkan komentar.sudah ada 1comentários: di postingan Sugestões para fotografias noturnas
     

    1 comentários: