As paisagens com alimentos de Carl Warner

O fotógrafo britânico Carl Warner construiu imagens de diversas paisagens utilizando apenas alimentos em suas composições. Com o nome “Foodscapes: Paisagem de Alimentos”, a série fotográfica é apresentada ao público brasileiro até o dia 30 de dezembro, no Sesc Santana, com entrada Catraca Livre.
Cavernas submarinas, florestas, praias e outros cenários naturais são recriados na exposição com frutas, legumes, queijos, frios, massas, entre outros. Em um processo fotográfico complexo, Warner registrou os alimentos em diferentes etapas, sobre grandes mesas para proporcionar maior sensação de realismo.
Além de atuar no campo da publicidade, o fotógrafo inglês também apóia projetos de incentivo à alimentação mais saudável entre as crianças.

Veja fotos em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111218_galeria_paisagens_comida_jf_cc.shtml



Confira um vídeo de apresentação das obras do fotógrafo:


 

O que é uma boa fotografia afinal?

Com frequência sou questionado por fotógrafos iniciantes se uma determinada foto que eles tenham feito é boa ou ruim, se está correta ou errada. Por mais simples que pareçam, essas perguntas são na verdade complexas e envolvem muitos fatores para serem respondidas.

Antes precisamos separar os conceitos “certo e errado” de “bom e ruim” e também o gostar ou não gostar, são coisas diferentes.

Sobre uma fotografia estar correta, penso que se a fotografia é aquilo que o autor queria, tem a aparência imaginada antes do click, então está correta, por outro lado se não é o que imaginou, está errada. Simples assim, se o fotógrafo teve técnica suficiente para colocar sua vontade, criatividade e estilo na imagem, conseguiu realizar o que imaginou, então não há o que discutir, mas daí ao julgamento qualitativo há uma enorme distância.

Os conceitos de bom e ruim muitas vezes andam paralelamente com os de gostar e não gostar, achamos bom o que gostamos e ruim aquilo que não apreciamos, mas na verdade devemos separar isso antes de avaliar uma imagem (e também uma comida, uma música, um desenho… qualquer coisa).



 

Fotografia de ação

O mundo está cheio de movimento. Como é que pode capturá-lo numa única imagem com a sua câmara? Pode fazê-lo de duas maneiras: ou grava uma imagem desfocada para transmitir a ideia de movimento ou “congela” a imagem para capturar um momento no tempo.