Fundada em 1856, a National Portrait Gallery foi erguida para abrigar fotos de conhecidas personalidades britânicas da história e da atualidade. Mas não é só isso que a galeria expõe em seus interiorores.
Um dos exemplos é o prêmio Taylor Wessing Photographic Portrait Prize, um dos mais importantes concursos de fotografia do mundo. O prêmio tem o objetivo de mostrar um trabalho global de fotógrafos do mundo inteiro e indifere se do outro lado da câmera estão pessoas famosas ou anônimas. Participaram do concurso desde estudantes e fotógrafos emergentes até profissionais do ramo fotográfico. A 5ª edição do prêmio recebeu 5.340 inscrições de 2.352 fotógrafos. Do total, foram escolhidas 60 fotos pelo júri para integrarem uma exposição entre os dias 8 de novembro de 2012 e 17 de fevereiro de 2013.
A foto vencedora foi feita pelo espanhol Jordi Ruiz Cirera e rendeu ao fotógrafo um prêmio de 12 mil libras. Cirera retratou Margarita Teichroeb, uma relutante boliviana de 26 anos que vive em uma comunidade religiosa ao sul da Bolívia. A foto faz parte de um projeto de Cirera chamado Menonos, onde o espanhol retratou várias pessoas de diferentes comunidades onde as pessoas são assumidamente contra fotografias.
Lista dos vencedores:
2º lugar – Jennifer Pattison – Lynne, Brighton – 3 mil libras
3º lugar – Spencer Murphy – Mark Rylance – 2 mil libras
4º lugar – Alma Haser – The Ventriloquist – 1 mil libras
The John Kobal New Work Award – Matthew Niederhauser – The Nine Lives of Ai Weiwei – 4 mil libras
Olhe agora as fotos vencedoras e mais algumas das selecionadas que farão parte da exposição:
Vi em: http://www.laparola.com.br/concurso-national-portrait-gallery-2012
0 comentários:
Postar um comentário